A legislação brasileira relativa ao patrimônio espeleológico vem desenvolvendo normatizações específicas ao tema desde a década de 1980, acompanhando a evolução das questões ambientais e econômicas no país. Neste sentido, são cada vez mais comuns que os grandes empreendimentos de mineração, energia, infraestrutura, entre outros, necessitem de estudos técnicos relacionados a:
- Prospecção e Caracterização Espeleológica;
- Geoespeleologia;
- Análise do Grau de Relevância de cavidades impactadas;
- Resgate Espeleológico
Serviços oferecidos
Prospecção e caracterização de cavidades naturais subterrâneas
As cavidades naturais subterrâneas são consideradas bens da União e com o avanço das discussões sobre a proteção do patrimônio espeleológico, instrumentos legais foram estabelecidos, contendo diretrizes específicas para o licenciamento destas áreas, sendo a prospecção espeleológica a primeira etapa dos estudos.
O serviço consiste em analisar dados secundários espeleológicos e geológicos para elaborar mapas do potencial espeleológico, o qual permitirá estabelecer malhas de prospecção. Em campo, a exploração é realizada por caminhamentos direcionados por linhas de prospecção paralelas, com espaçamento de acordo com as limitações de visibilidade e do potencial cárstico, identificando feições cársticas superficiais e subterrâneas.
Mapeamento (topografia) de cavidades naturais subterrâneas
Uma vez conhecido o patrimônio espeleológico de uma determinada região é necessário a caracterização detalhada de cada cavidade natural subterrânea. Para tanto, o mapeamento da caverna é primordial, a fim de obter informações sobre extensão, desnível, área, volume, direção da projeção do ambiente subterrâneo no relevo, bem como a disposição espacial dos elementos espeleogenéticos.
Neste serviço são utilizadas técnicas atuais de mapeamento de cavernas, contemplando grau de detalhamento e precisão avançados, tendo como base a graduação proposta pela União Internacional de Espeleologia (UIS, 2012).
As medidas topográficas são realizadas com equipamentos de alta precisão e os dados são obtidos através de plataforma digital durante o levantamento, proporcionando agilidade e qualidade nos mapeamentos.
Como produtos são gerados mapas espeleológicos e mapas em ambiente SIG de projeção das cavernas sobre camadas temáticas específicas.
Geoespeleologia
São muitas as diretrizes para o licenciamento de regiões espeleológicas e, no que diz respeito ao meio físico, a Geoespeleologia é um dos requisitos obrigatórios na análise do grau de relevância conforme legislação vigente.
O serviço consiste na descrição, em contexto regional e local, de como se correlacionam os aspectos geológicos com a geomorfologia e espeleogênese da área em estudo. Além disso, há a análise e descrição do interior e entorno imediato das cavidades naturais subterrâneas, sendo obtidas as principais características relacionadas a rocha encaixante (tipo, estrutura e textura) tectono-estrutural (tipos de estruturas deformacionais, suas direções e inclinações) paleontologia, sistema hídrico (superficial e subterrâneo), sistema deposicional, morfologia, gênese, e dados espeleométricos (projeção horizontal, área, desnível e volume).
Análise do grau de relevância de cavidades naturais subterrâneas – estudo parcial somente para atributos físicos
As cavidades naturais subterrâneas são feições geralmente associadas à sistemas cársticos e apresentam alto valor na manutenção do equilíbrio ambiental (geodiversidade e biodiversidade) e social (cultural e histórico).
No entanto, as rochas carbonáticas, onde são conhecidas a maioria destas cavidades, são prioritárias no desenvolvimento da humanidade (cimento, corretivos agrícolas, etc.). Da mesma forma, rochas areníticas, ferríferas, graníticas, quartzítica também apresentam cavernas e constituem recursos naturais de importante valor para a sociedade.
Diante deste conflito, o caminho ideal é identificar e classificar quais cavidades possui valor excepcional para que possam ser conservadas, seguindo as orientações vigentes na legislação espeleológica federal.
O serviço consiste em realizar a análise preliminar do grau da relevância espeleológica com base nos atributos físicos das cavidades naturais subterrâneas, a partir da integração de dados primários e secundários, com base nos enfoques regional e local.
No final, é apresentada a relevância preliminar das cavidades naturais subterrâneas estudadas (podendo ser enquadradas em máxima, alta, média e baixa relevância). Com estes resultados isso, os empreendedores terão informações que orientarão as tomadas de decisões.
Resgate geoespeleológico para supressão de cavidades naturais subterrâneas
Tendo ciência que é impossível conservar todas as cavidades naturais subterrâneas, suportado por uma classificação quanto ao grau de relevância, a decisão de suprimir cavidades é necessária para a instalação e operação de empreendimentos diversos. Entretanto, isso pode não ser o fim de certas cavidades para a sociedade, tendo em vista a existência de equipamentos tecnológicos, é possível escanear uma caverna e disponibilizá-la em formato tridimensional para diversos fins.
Outra alternativa que também possibilita manter os registros de uma cavidade é através do resgate geoespeleológico.
O serviço consiste em coletar amostras da rocha encaixante, espeleotemas e sedimentos clásticos, materiais que podem ser utilizados em diversas atividades, como por exemplo, pesquisas científicas e exposições em museus.
Potenciais Stakeholders
Empresas de mineração, consórcios de grandes empreendimentos (imobiliários, rodoviário, barragens, UHE e PCH, transmissão de energia), e Unidades de Conservação públicas e/ou privadas.
ODS’s Relacionados
ODS 3: Saúde e Bem-Estar; ODS 4: Educação de Qualidade; ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 15: Vida terrestre; ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação.